The Crusades

The Crusades regras do jogo

My Photo
Name:
Location: Setúbal, Portugal

Tuesday, June 20, 2006

Regras do Jogo

O Objectivo

O objectivo do jogo é ser o jogador mais poderoso (ou aliança) do jogo. Claro que Redmax (o dono do jogo) poderá decidir ir noutra direcção quando se chegar aos 1000 jogadores e decidir fazer reset ao servidor.

Primeiros passos
No início
Como em muitos jogos é essencial obter recursos suficientes. De maneira a não começares sem nada, poderás construir casernas (barracks) criar unidades e pilhar os teus vizinhos.Mas a pilhagem poderás provar-se ser de maior risco do que expandir as tuas minas. A maior parte do pessoal prefere construir uma economia estável para depois construir os seus exércitos. Por isso se acontecer algum imprevisto, não irá demorar muito a recuperar.

Unidades
O jogo oferece 14 tipos diferentes de unidades para servir diferentes usos. Cada unidade tem um valor ofensivo e defensivo, o que faz com que certas unidades sejam melhores para atacar ou sejam melhores a defender. Como resultado, da combinação destas unidades deverá ser equilibrado, para não haver problemas de se ter um exército mais forte numa posição (ex: ataque) do que noutra (ex: defesa). Poderás também ter em mente em que poderás deixar um exército, defensivo, no teu castelo, enquanto o teu exército ofensivo irá pilhar outros castelos.
Segue de seguida a descrição das tropas que poderão ser construídas, basta ir a este link: http://www.the-crusades.org/help.php?action=units

Comandando as tuas tropas
Existem 3 maneias para comandar as tuas tropas:
  1. Ataque: As tropas seleccionadas irão atacar o castelo seleccionado. O castelo tem de pertencer a um inimigo. Oponentes com pactos de não agressão (non-aggression pacts ou NAP) e alianças da confederação (confederative allies) não poderão ser atacados.
  2. Suporte: As tropas escolhidas irão ser enviadas para um destino e lá irão ficar até serem chamadas de volta. Elas participam em batalhas no castelo que irão suportar
  3. Transporte: De acordo com a sua capacidade, as tropas poderão entregar recursos noutro castelo.

Nota: O castelo de destino deverá ser no mesmo continente/ilha, senão, irás precisar de navios. No turno, navios só poderão entregar os recursos nos portos de destino, não em castelos no interior. Os turnos poderão ser abortados nos primeiros 5 minutos.

Espiando o inimigo

Com os espias, poderás explorar a força dos teus inimigos. Espionagem só é possível se APENAS os espiões forem usados num ataque. Basicamente, os espiões irão descobrir a força dos teus inimigos, com níveis mais altos de pesquisa irás receber informação acerca dos recursos (nível 3) assim como os níveis dos edifícios (nível 5).A espionagem poderá ser prevenida com espiões, outras unidades não irão causar dano algum.

A batalha

Assim que as tuas tropas chegarem ao castelo inimigo, eles começarão a atacar as unidades de defesa. Estas batalhas poderão demorar alguns minutos, dependendo da força das tropas dos teus oponentes. É possível para ambos os jogadores manterem as suas tropas abastecidas enquanto a batalha decorrer, até os suplementos chegarem a tempo. Numa batalha, um dos jogadores irá perder todas as suas tropas: por uma questão de princípio, um empate é impossível. Para ser dada uma informação base de quantas unidades irão ser perdidas, poderá ser consultado o simulador.

Nota: O simulador não irá contar com o factor sorte que poderá fazer parte de qualquer batalha. Se o atacante ganhar a batalha, ele irá tentar apoderar-se do máximo de recursos que poderão tar desprotegidos e poder carregá-los de volta. Adicionalmente ele poderá causar danos ao castelo inimigo, usando os “trebuchet” (catapultas) e os missionários. Quando se tiver a prepara uma batalha, o “trebuchet” deverá ser mencionados qual o edifício-alvo a ser atacado. Cada edifício tem 314*(1,2^level) pontos de dano (hit points). Breve história: um edifício nível 30 tem 75.000 hit points, um edifício nível 20 somente 12.000

Missionários

Um missionário poderá profetizar a população de um castelo inimigo e fazer com que mude a liderança do castelo. Para isso acontecer o castelo inimigo deverá estar pelo menos a nível 5. A aprovação da população irá decrescer entre os 15% até 50% por ataque. Assim que a aprovação chegar a 0%, o castelo irá mudar de dono. Por outro lado a aprovação irá subir 2% por hora. Ter em atenção que um castelo sem quaisquer unidades também tem um nível básico de defesa, por isso, não envies o missionário sozinho e por própria conta.

Colonos

Os colonos poderão ser usados para pesquisar pacificamente. Com cada colono poderás construir um novo castelo num campo que esteja desocupado no mapa, com os mesmos edifícios iniciais como no teu primeiro castelo. Para isso terás de enviar o colono para atacar ou suportar um campo livre. As coordenadas terão de ser inseridas manualmente. Outras unidades adicionais que irão a acompanhar o colono irão ficar no castelo como defesa. Nota: Um colono só poderá ser mandado para uma distância máxima de 15 campos

Pesquisas e Desenvolvimento (Blacksmith)

Enquanto for pesquisados níveis maiores na loja de ferragens, cada unidade poderá melhorar gradualmente. Todas as unidades que pertençam ao castelo, mesmo as que existam, irão ser melhoradas para o próximo nível. Existe também um adicional desenvolvimento para aumentar a velocidade dos movimentos até aos 50%A velocidade dos missionários não poderá ser aumentada. Muitas unidades não estão disponíveis até ser feita a pesquisa das mesmas.

Protecção de principiante

Para proteger os novos jogadores e dar a hipótese para construir, nem todos os castelos poderão ser atacados. Assim que um castelo tenha menos de 25% dos pontos do teu prórpio castelo, ele está protegido. Se um jogador tiver mais de um castelo, o total de pontos irá ser um ponto crucial, mas apenas com 20% levado em conta. Vice versa, é impossível atacar um castelo k tenha 5X mais pontos, porque não poderá contra-atacar. Exemplo:
Jogador A e Jogador B cada um tem um castelo com 500 e 3000 pontos respectivamente. Os pontos de contra-ataque para o jogador B é de 750 pontos, por isso ele não poderá atacar o jogador A. Mas se o jogador A conseguir ganhar um segundo castelo com 5000 pontos e tiverem um acumulado de 5500 pontos, um ataque pelo jogador B é possível, porque:

Castles: 500/3000 = 16%

Acumulado: 5500/3000 = 183%

A percentagem do castelo conta 80% do total 20%,

então por isso o cálculo será 0,8*16% + 0,2*183% = ~50%.

Moral

Em adição à protecção de principiante, tens de considerar a moral das tuas tropas, que irá influenciar se o teu inimigo está protegido pela protecção de principiante. A pior moral é cerca de 50%, o que significa, que as tuas próprias tropas só irão lutar com 50% do seu poder real dando ao inimigo inferioridade.

Herói

Cada jogador vem “equipado” com 1 herói como a sua primeira unidade. Entretanto, esse herói não tem qualquer skill. Quanto mais o herói participar nas batalhas, mais skill o herói acumula. Em cada nível de poder de ataque (skill) e respectivamente com o poder de defesa (a outra skill) aumentam consideralvemente. Para isso o cálculo do poder é usando a seguinte fórmula: 200 * ((1.35^level) - 1) Os níveis de técnica só poderão subir. Mesmo se a batalhar for perdida, o nível mantém-se na mesma antes de a batalha ter começado. Mas os níveis de skill na crescem da mesma maneira, fazendo com que o herói tenha de derrotar mais tropas para subir mais um nível. Se o herói perder a batalha, um ponto de ataque (hitpoint) será deduzido. Os hitpoints mantêm-se perdidos e não poderão ser recuperados por qualquer meio. O herói morre quando os hitpoints chegarem a 0. Uma vez morto o herói não poderá ser reconstruído ou reanimado. Se o último castelo do jogador for capturado, o herói recomeça de novo, mas sem skills nenhumas, mas com os hitpoints no máximo. Indiferente das outras tropas, o herói não pertence a nenhuma castelo em particular e poderá atacar os seus castelos, após ter sido transferido para outro castelo usando as opções de suporte no posto de comando (command post). Como nas outras tropas, o herói poderá ser transferido de castelo em castelo. Os níveis de skill e os restantes hitpoints poderão ser visto na página do herói. A linha vermelha indica o quanto está perto de o herói subir de nível. Quanto mais perto essas linhas tiverem, mais perto estará o herói de subir de nível. No entanto somente para níveis “cheios” é usada a fórmula.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home